Fundada em 1982, o Grupo Kirsten inicialmente era uma pequena empresa varejista de material elétrico. À medida que a empresa crescia, foram incluídas as atividades de serviços de instalações elétricas em geral, fabricação de ferragens para eletricidade e montagem de painéis elétricos específicos.
Como qualquer negócio, os primeiros anos contaram com vários obstáculos. Da dificuldade com as rotinas empresariais, comercialização de produtos e até a inflação, que na época era um grande empecilho, a jornada não foi fácil. Após alguns anos de altos e baixos, a empresa atingiu a solidez e se tornou uma das grandes distribuidoras de materiais elétricos em Curitiba, capital do Paraná.
Em 1987, ainda como Elétrica San Rafael, os desafios estavam longe de seu fim. Por causa das dificuldades financeiras na época, a empresa foi vendida e se iniciou do zero como uma pequena serralheria, a Eletro Metalúrgica Kirsten – EKM. No início, se fabricavam ferragens para cabines de MT, assim como itens de serralheria em geral, atendendo a vizinhança do bairro Boa Vista, no Município de Almirante Tamandaré, no Paraná.
Em pouco tempo, a empresa montava painéis para antigos clientes da Elétrica San Rafael. Na sequência, começou a participar de licitações junto aos SAMAES do Paraná e de Santa Catarina, fornecendo e instalando painéis elétricos para bombardeamento d’água. Ampliando a clientela aos poucos, investindo em equipamentos profissionais e contratando auxiliares para a atividade, em 1992 a empresa já contava com mais de 10 funcionários e estava em pleno crescimento.
Em 1995, com a inovação tecnológica da época, a empresa adquiriu seu primeiro computador. Após esforços de diversos integrantes do grupo, a empresa aprendeu a fazer projetos elétricos em AutoCad, o que deu um novo impulso nos negócios, passando também a fabricar e montar painéis com mais profissionalismo, atingindo novos clientes, inclusive a Construtora Encol, então maior do Brasil.
Isso alavancou muitos negócios de porte e possibilitou a empresa de iniciar na modalidade de “permuta” – fornecendo painéis elétricos e ferragens para a Construção Civil, recebendo parte do pagamento em área construída, com diversas construtoras da capital paranaense.
A EMK tinha o crescimento limitado, por ser uma firma Individual, por isso, na época, alterou-se o ramo de atividade incluindo a indústria. Assim nasceu a Kirsten Ind. & Com. de Materiais Elétricos, que passou, aos poucos, a substituir a EMK na atividade de fabricação de painéis elétricos, como é até hoje.
Em novembro de 2000, após muitos esforços, o grupo adquiriu o terreno onde hoje é a sede da Kirsten, na Cidade Industrial. Era um terreno de 4 mil m², com o esqueleto de um barracão de 900m². Nestes mais de 20 anos, desde a transferência para a CIC, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas, o Grupo Kirsten construiu, tijolo por tijolo, os mais de 4000m² de hoje, somando as áreas de fabricação e escritórios.
Em 2014, uma das prioridades da empresa virou a fabricação e montagem, principalmente na área de Cabines de MT, que, desde então, tem tido um crescimento constante, hoje representando mais de 2/3 do faturamento da Kirsten.
O Grupo Kirsten nos últimos anos segue crescendo: desde a ampliação da área física da fábrica, até novos investimentos em processos e maquinários, como CNCs de corte a laser e de dobra, bem como investindo em profissionais qualificados em todos os setores, tanto industrial, quanto administrativo, contando com mais de 100 colaboradores diretos e indiretos.